Festa de fim de ano: Dicas para decorar e organizar.

1

Com o ano terminando, é natural sentir aquele misto de ansiedade e preocupação quanto aos preparativos festivos. Não poderia ser diferente, afinal, quem é que não gosta de uma festa de fim de ano? Nada mais gostoso que reunir a família e amigos seja para um amigo secreto, para a Ceia de Natal ou para o Réveillon. Mas isto também requer trabalho, organização e dedicação: não pode faltar comida, bebida, nem mesmo uma decoração de encher os olhos, certo?

Pensando nisso, preparamos algumas dicas que irão facilitar essa missão de organizar a festa de fim ano. Assim, no dia da confraternização sua única preocupação será se divertir e curtir a companhia das pessoas que ama. Então, confira nossas dicas!

  • Defina os convidados

    2

Parece óbvio, mas algumas pessoas começam a pensar primeiro no que irão servir e na decoração e se esquecem de definir o principal: a lista de convidados.

É crucial que primeiro seja definido quem será chamado para a confraternização, pois a partir da quantidade de pessoas que confirmarem presença, será feito o cálculo e definido também a quantidade de comida e bebida a serem comprados.

Outro motivo para que esse seja o primeiro passo, é que assim você pode convidar os amigos e familiares com antecedência. Desse modo, eles se organizam melhor. E você também!

Uma dica que é bem bacana é convidá-los de forma diferente, e não simplesmente ligar chamando os convidados. Um convite mais pensado já fará com que eles se sintam ainda mais especiais.

Se não está nos seus planos gastar com isso, mande um e-mail ou então crie um evento em alguma rede social. Ah, e não se esqueça de pedir confirmação de presença até uma data previamente estabelecida. Aliás, criar evento em uma rede social é uma boa tática de organização, pois fica fácil visualizar as pessoas confirmadas e de enviar informações sobre a festa.

  • Escolha o cardápio

    3

Com a lista de convidados definida, você já pode definir e calcular a quantidade de comida e bebida que irá servir. Se a festa ocorrer no Natal, a dica é não deixar de fora os alimentos tradicionais como o peru/frango e o panetone. Esse cardápio é muito comum na Ceia e simboliza fartura.

Por outro lado, se a comemoração acontecer na noite de Ano Novo, deve-se evitar o consumo de aves. A dica é apostar em carne de peixe ou porco – a superstição diz que eles trazem prosperidade. Outro alimento que simbolizam fartura e sorte são as frutas cristalizadas. Além delas, uma boa pedida para a ceia do Réveillon são lentilha e romã, pois também trazem consigo o significado de prosperidade. Enfim, para beber, pode-se apostar em espumante (que simboliza comemoração e traz sorte no Ano Novo) ou então vinho, que simboliza sabedoria e vida.

4

  • Pense na decoração da mesa

    5

Definido também o cardápio, já é possível pensar em como dispor os alimentos na mesa e, principalmente, em como decorá-la. Não fique preso(a) ao verde, vermelho e dourado: ouse!

Uma mesa bonita também tem tudo a ver com a disposição das comidas e com a forma que você irá servi-las. Seja criativo: uma dica é montar uma mesa com várias frutas em forma de árvore de Natal, por exemplo. Isso fará com que os convidados reconheçam a sua dedicação aos detalhes e se sintam especiais. Para que eles se sintam ainda mais importantes, outra dica é deixar recadinhos em baixo do prato de cada um, com uma mensagem positiva e que transmita boas energias.

Outro fator importante na hora de pôr a mesa, é cuidar com as regras de etiqueta. O garfo sempre fica à esquerda, enquanto a faca e taça ficam à direita. Siga isso a fim de tornar a decoração elegante e harmônica. Aliás, vale lembrar que é importantíssimo que você verifique se possui a quantidade de louça necessária ao número de convidados.

6

  • Faça uma lista de compras

    7

Nesse ponto você já calculou a quantidade de comida e bebida que deverá comprar, verificou se há a necessidade de comprar louça e demais objetos que estejam faltando. Anote tudo e vá as compras.

Uma dica é comprar os alimentos e bebidas não perecíveis com uma antecedência maior, pois os preços tendem a aumentar conforme as datas comemorativas vão ficando mais próximas. Não corra o risco de ficar na mão por falta de gás no dia da festa, confira se terá o suficiente e não esqueça de comprar água e gelo.

  • Use a criatividade na decoração

    8

Não só para pôr a mesa é necessário criatividade na decoração, mas em todo o local. O ambiente deve transmitir que a noite da sua festa de fim de ano é especial e única. E a decoração tem papel fundamental nisso.

Invista nos detalhes, é possível criar itens decorativos em casa mesmo e sem gastar muito. Um exemplo disso é colocar fitinhas coloridas nas taças dos convidados. Além de ficar bonito, ajuda para que cada um identifique e não perca o seu copo. Ainda com as taças, também pode-se utilizá-las de cabeça para baixo, montando arranjinhos de flores, como porta velas: fica lindo. Fotos de momentos importantes dispostas em formato de uma árvore de natal também é uma opção legal. Na noite da virada, a dica fazer uso do olho grego na decoração, além de ficar muito bonito, é um forte símbolo de sorte.

  • Invista em lembrancinhas

    9

Uma ótima forma de agradecer seus convidados pela presença e eternizar a noite da sua festa de fim de ano é investir em lembrancinhas. Isso fará com que eles sempre se lembrem da festa e com certeza se sentirão queridos.

Para o Natal, uma boa opção de lembrancinha são aquelas bolachas pintadas, típicas do Natal. Para o Ano Novo, a dica é presentear o convidado com garrafinhas decoradas com fitinhas do Bonfim, contendo sal grosso, lentilha ou outros símbolos de sorte.

Obviamente, a casa necessitará de uma faxina. Ela deverá estar devidamente arrumada, bem limpa e organizada para fazer a festa de fim de ano e receber os convidados.

E então, ansioso(a) para colocar essas dicas em prática a arrasar na sua festa de fim de ano? Conta pra gente nos comentários!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s