Cardápio saudável: do café da manhã ao jantar

em

3009_Internas-Blog-copy-2

É bem fácil confundir cardápio saudável com dieta difícil de manter. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é possível sim planejar uma alimentação voltada para a sua saúde, com muito sabor e para o seu dia a dia. Pensando nisso, selecionamos receitas para os três pratos mais importantes e que não podem faltar na sua rotina: o café da manhã, o almoço e o jantar. Pegue o caderninho, anote os ingredientes e quebre o paradigma da comida saudável.

Café da manhã: a refeição mais importante do dia deve começar – sempre – com o pé direito. Essa é a etapa que vai sustentar você ao longo do dia e dar energias para só tirar proveitos. Então, que tal experimentar um iogurte caseiro ou panquecas de maçã? Confira:

Iogurte Caseiro
Ingredientes:

● 1 litro de leite desnatado
● ½ copo de iogurte desnatado natural
● 1 caixa de gelatina diet com sabor de sua preferência

Modo de preparo:

Ferva o leite e espere amornar. Depois, coloque-o em uma vasilha, misturando o iogurte natural e mexendo até dissolver. Tampe a vasilha, embrulhe em um pano de prato e deixe a mistura descansar por 24 horas. No dia seguinte, leve à geladeira e, enquanto isso, prepare a gelatina diet conforme instruções da embalagem. Quando pronta, misture o iogurte pronto. Conserve a mistura na geladeira até a hora de servir.

Panquecas de maçã
Ingredientes:

● 2 ovos bem batidos
● 1 e ½ xícara (chá) de leite
● 2 xícaras (chá) farinha de trigo
● 1 colherinha de fermento em pó
● ½ colherinha de sal
● ¼ de xícara (chá) de açúcar
● 3 maçãs de tamanho médio, raladas
● Óleo vegetal para fritar
● Açúcar refinado para polvilhar

Modo de preparo:

Em uma tigela, misture os ovos com o leite. Em outro recipiente, combine a farinha de trigo, o fermento em pó, o sal e o açúcar. Depois, misture os ingredientes de ambos e adicione as maçãs. Esquente um pouco do óleo em uma frigideira no fogo médio/baixo. Coloque uma colherada da mistura e espalhe-a. Cozinhe até que fique dourada. Vire a panqueca e cozinhe o outro lado. Ao final, polvilhe com açúcar refinado e, se desejar, adicione xarope.

Almoço: terminar a manhã e iniciar a tarde com um prato delicioso é o que todo mundo espera, não é? Então, dê uma olhada nas receitas de penne com couve e batata-doce recheada.

Penne com couve
Ingredientes:

● 1 cebola fatiada
● 8 dentes de alho amassados
● 3 xícaras (chá) de macarrão penne
● 6 xícaras (chá) de couve fresca picada
● Sal a gosto
● Queijo parmesão light ralado (opcional)

Modo de preparo:

Em uma frigideira, refogue a cebola em duas colheres (sopa) de água. Mexa sempre e acrescente o alho. Enquanto isso, em uma panela, cozinhe o penne. Em outra panela, cozinhe a couve por 15 minutos. Escorra a couve e o penne. Em uma tigela, misture ambas e a cebola refogada. Tempere com o sal e sirva em seguida. Se desejar, polvilhe queijo parmesão light ralado. Depois, é só servir.

Batata-doce recheada
Ingredientes:

● 1 batata-doce média arredondada
● Recheio de sua preferência
● Papel-alumínio

Modo de preparo:

Lave a batata-doce com casca e faça alguns furos com um garfo em toda a superfície. Coloque sobre um recipiente de vidro e leve ao micro-ondas por 8 minutos. Vire e cozinhe por mais 8 minutos. Espete um palito de dente dos dois lados e, se ainda não estiver macia, cozinhe por mais tempo. Retire do micro-ondas e enrole em papel-alumínio para não esfriar. Faça um corte em uma das laterais e pressione com cuidado as duas pontas para que ela se abra. Você pode rechear com os ingredientes de sua preferência: cream cheese, calabresa, queijos, cogumelos, legumes, carne moída, frango em pedaços, diversos molhos ou patês etc. Depois é só saborear essa delícia.

Jantar: E, para fechar a noite, que tal um prato saborosíssimo na companhia de quem você gosta? Prepare sopa de mandioquinha com carne moída ou um suflê de espinafre e arrase.

Mandioquinha com carne moída
Ingredientes

● 500g de mandioquinha
● 1,5 litro de caldo de galinha
● 500g de carne bovina magra e moída (patinho)
● Azeite de oliva
● 2 colheres (sopa) de cebola bem picada
● 1 colher (café) de alho bem picado
● 30g de queijo parmesão ralado
● Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
● Salsinha picada

Modo de preparo:

Cozinhe a mandioquinha com o caldo de galinha. Escorra e reserve. Refogue a carne moída com o azeite e 1 colher (sopa) de cebola. Em outra panela, refogue o restante da cebola e o alho no azeite. Junte a mandioquinha já cozida. Leve a mistura ao liquidificador com um pouco do caldo reservado e bata. Volte tudo à panela, acrescente o restante do caldo, o queijo e a carne moída. Salpique a salsinha e sirva.

Suflê de espinafre

Ingredientes:

● 100g de bacon picado
● 1/2 cebola picada
● 1 maço de espinafre lavado e picado
● 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
● 2 dentes de alho picados
● 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
● 2 xícaras (chá) de leite
● 1/2 xícara (chá) de queijo muçarela ralado
● 1/4 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
● 3 ovos (as claras batidas em neve)

Modo de preparo: preaqueça o forno a 180 graus e unte as forminhas com manteiga e queijo parmesão ralado. Esquente uma frigideira e frite o bacon, adicione a cebola e refogue até ficar levemente dourada, acrescente o espinafre e refogue por alguns segundos até murchar, reserve. Para fazer o molho branco, esquente uma panela com a manteiga e refogue o alho por alguns segundos, adicione a farinha e misture bem, adicione o leite e continue mexendo com um fuet até engrossar e ferver. Deixe o molho esfriar um pouco, adicione as gemas e misture bem, acrescente o espinafre com o bacon refogado e os queijos, por último adicione as claras em neve misturando delicadamente aos poucos. Coloque a mistura nas formas e polvilhe com queijo parmesão ralado por cima, leve ao forno preaquecido por 10 a 12 minutos.

Gostou? ;)

Deixe um comentário